FAQ's

A Associação Patrulheiros foi constituída para atuar nas áreas de prevenção e cidadania ambiental, turismo voluntário, inovação social e promoção do uso da bicicleta. A nossa missão é criar a maior comunidade de voluntariado ambiental em Portugal e nesse sentido desenvolvemos a App Patrulheiros.

A App é uma rede digital criada para intervenção em todo o país e surge como uma nova forma de voluntariado ambiental, de participação voluntária de vigilância e monitorização ecológica, ao longo de todo o ano, a pé, de bicicleta ou de outra qualquer forma de locomoção e em qualquer parte do país. Com recurso à aplicação,  é enviado um alerta para a base operacional dos Patrulheiros que comunica ao município afetado a ocorrência enviada pelo utilizador.

A App Patrulheiros é bastante fácil e rápida de usar. 
Para reportar uma ocorrência deverás seguir estes simples passos:
1- Carregar no botão “P” para iniciar uma nova ocorrência;
2- Fazer um registo fotográfico;
3- Fazer uma breve descrição;
4- Carregar no botão “P” para enviar a ocorrência.

Sim. É necessário dar essa permissão para termos acesso geográfico à localização exata da ocorrência.
A informação do GPS servirá única e exclusivamente para sabermos onde atuar. 

Sim. Para que seja enviada a ocorrência é necessário ter acesso à Internet, seja através de Wi-Fi ou dados moveis.
Caso não tenhas como aceder à Internet, a aplicação guarda a ocorrência em cache e envia automaticamente mais tarde após ligação à internet.

Para seres Patrulheiro e te juntares a esta comunidade de voluntariado ambiental basta fazeres download da App e efetuares o registo.



Se tens disponibilidade e gostarias de participar em ações de patrulhamento na tua região, contacta-nos para o info@patrulheiros.pt ou a divisão ambiental do teu município.

Não. A App é totalmente gratuita para o utilizador.

Para fazeres download da App basta acederes à tua App Store (a partir de 1 de março) ou Google Play e pesquisares pela App “Patrulheiros”
Podes também fazer download através do nosso site ou do nossso Facebook.

O nosso objetivo é prevenir e antecipar problemas antes que estes se tornem maiores. Em situações de extrema gravidade e/ou que necessitem de resolução imediata deverá contactar o 112.

É importante reportar situações como:

Risco de incêndio:
Amontoado de lixo orgânico;
Falta de limpeza das matas;
Queimadas agrícolas feitas de forma irresponsável;

Poluição das Águas:
Quantidades significativas de plástico, ou substâncias como detergente, óleo de cozinha, óleo de automóvel, gasolina,  produtos químicos, crude e tintas nos oceanos, rios e lagoas;

Problemas nas Dunas:
Paliçadas (vedação de madeira) caídas ou em mau estado;

Derrocadas: 
Queda de rochas ou possíveis derrocadas em locais que comprometam a segurança de pessoas, animais ou estruturas;

Risco de queda de árvores: 
Árvores em risco de queda num local em que possa causar danos ou possíveis acidenteis;

Outras situações que deve reportar:
Existência de obstáculos, ruturas ou qualquer outro problema que represente perigo em zonas como ciclovias e passadiços;
Sinais de aviso caídos ou locais/situações mal sinalizados/as;

Sim. Se vires um animal selvagem ferido podes reportar a situação através da App, caso não o consigas ajudar no momento.
*(Tem sempre em atenção que os animais selvagens instintivamente atacam como modo de proteção. Nunca coloques a tua segurança em risco).


Em relação aos animais domésticos abandonados, estamos a trabalhar ativamente para criar uma solução especifica de forma a responder a esta necessidade.
* (No entanto, caso nos façam chegar alguma informação relativa a este assunto, iremos canalizar para associações de defesa e proteção de animais da região onde a ocorrência foi detetada).

Close Menu